segunda-feira, 14 de julho de 2008

Sem medo dos números



por Beatriz Vichessi

Como ajudar crianças a aprender,com prazer e curiosidade,a arte de usar os números? Quando começar? Priscila Monteiro, coordenadora de Matemática do Projeto Dica, de São Caetano do Sul (SP), e formadora do programa Matemática É D+, da Fundação Victor Civita, sugere brincadeiras para despertar o interesse de seus filhos. Afinal, não há por que temer essa disciplina na escola.

Aos 2 anos
Quando perguntarem a idade do seu filho,resista à tentação de falar por ele. Em vez disso, estimule-o a responder usando os dedos. Essa é uma ótima oportunidade para ele começa a perceber a importância dos números.

A partir dos 4 anos
Alguns jogos, como boliche (que pode ser improvisado com garrafas plásticas cheias de areia), aproximam as crianças dos números e de conceitos de geometria. Para descobrir quem venceu, é preciso contar as garrafas derrubadas. Incentive a criança a brincar com esses jogos.

Depois dos 10 anos
Para crianças maiores, situações práticas são mais eficientes. Afinal, elas já lidam com exercícios complexos na sala de aula. Assim, é válido propor que calculem o preço final da lista de compras do supermercado, o preço total de um produto anunciado em prestações, a quantidade de carne e de refrigerante para um churrasco etc.

Mas por que é tão importante?
Segundo a consultora Priscila Monteiro,o conhecimento matemático é uma ferramenta que ajuda a desenvolver a autonomia intelectual e a capacidade crítica do ser humano. Um dos benefícios práticos de aprender a disciplina é poder aplicá-la no cotidiano – e não só para fazer contas, como a maioria pensa. “A utilização de conceitos matemáticos permite, por exemplo, antecipar o resultado de certas ações sem a necessidade de realizá-las efetivamente”, explica a professora.


publicado por NOVA ESCOLA On-line

terça-feira, 8 de julho de 2008

Itu.com.br


Pessoal,
Como nossa família é privilegiada por ter a companhia da "Vó Maria"

FELIZ ANIVERSÁRIO!Por Cybele Meyer

Estou como tutora no curso de contação de histórias “A Arte de Contar Histórias” no EADVirtual e estamos vivenciando momentos de encanto e fantasia.

Este curso está acontecendo em razão do primeiro aniversário do Educar Já! que acontecerá no dia 21 de agosto e que está presenteando cinqüenta professoras leitoras do blog.

Está sendo muito gratificante, pois passagens da nossa infância estão sendo resgatadas, livros que foram lidos enquanto adormecíamos estão sendo lembrados, além é claro de todo o envolvimento com o mundo maravilhoso dos contos de fadas.

Uma das professoras que está participando do curso, Regiane Molica Amadei de Oliveira , compartilhou conosco um acontecimento muito alegre e especial que envolveu toda a sua família: o aniversário de sua avó. A comemoração aconteceu neste sábado, porém o dia do seu aniversário é hoje, 08 de julho, e ela está completando 105 anos.

Maria Mollica nasceu em 1903 em Pindamonhangaba, casou-se aos 13 anos com Luiz Mollica e foi morar em Taubaté onde reside até hoje. Teve 25 filhos dos quais 15 faleceram ainda bebês. Hoje somente 5 filhos continuam vivos. (Fonte: Taubaté.com.br )

Dona Maria ficou viúva em 1968 após 52 anos de casada, e hoje tem 34 netos, 52 bisnetos e 13 tataranetos.

Está totalmente lúcida e reconhece cada um dos filhos, netos, bisnetos e tataranetos.

Como diz Regiane “Festejamos em família e foi maravilhoso. Minha avó tem muitas histórias para contar e é muito bom porque fazemos parte da maioria delas.”

Imagine o quanto de experiência Dona Maria pode compartilhar tendo ela acompanhado, entre tantas outras, toda a trajetória de Carlos Drummond de Andrade, Mário de Andrade, Pixinguinha, Tarsila do Amaral, Anita Malfati, Rui Barbosa, Santos Dumont. Acompanhou as duas grandes guerras mundiais, a evolução do carro, a ida do homem à Lua. Viu Jules Rimet criar a Copa do Mundo, acompanhou Maria Ester Bueno ser campeã em Wimbledon por sete vezes e acompanhou o sucesso de Maria Lenk nas piscinas do mundo. Das moedas brasileiras comprou com todas desde o primeiro Real cujo plural era réis até o atual real cujo plural é reais. Presenciou a chegada da IBM e da Xerox ao Brasil e agora participa dos recursos digitais e da internet.

Que benção poder ser esta enciclopédia humana.

Que Deus lhe abençoe Dona Maria Mollica, lhe dê muita saúde e que no ano que vem possamos novamente homenageá-la.



Itu.com.br