quarta-feira, 5 de agosto de 2009
Leitura compartilhada e debate
Língua Portuguesa
Conteúdo
Leitura
Objetivos
• Descobrir as relações entre o texto e as imagens.
• Confrontar com os colegas as diferentes interpretações de um mesmo verso.
• Expressar sentimentos, ideias e opiniões com base na leitura.
Conteúdo
• Leitura.
Ano
1º.
Tempo estimado
Uma aula.
Material necessário
Livro Mania de Explicação, de Adriana Falcão (Ed. Moderna).
Desenvolvimento
• 1ª etapa
Diga às crianças que o livro contará a história de uma menina muito esperta, que inventa explicações para todas as coisas. Ensaie a leitura do livro em voz alta. O texto está organizado em versos independentes uns dos outros. Isso faz com que a leitura possua ritmo próprio. É preciso ler cada verso, relacioná-lo à ilustração, dar uma pausa para o leitor produzir o sentido do texto e, em seguida, ler o próximo verso.
• 2ª etapa
Sente-se em uma cadeira e peça que os alunos se sentem no chão diante de você. Leia sempre com a ilustração virada para eles, para que todos vejam as imagens.
• 3ª etapa
Comece pela capa e pelo título. Deixe as crianças emitirem impressões espontaneamente e observarem a capa. Pergunte se alguém se lembra do comentário que você fez sobre uma menina esperta, relacionando-o ao título.
• 4ª etapa
Avise que você fará uma primeira leitura do livro e que ninguém poderá interromper – para construir um sentido global da obra. "Eu vou ler a história, vocês vão escutá-la com atenção, observar as ilustrações e depois faremos juntos os comentários, certo?" Não pule versos nem substitua palavras e expressões.
• 5ª etapa
Após a leitura, abra um espaço de intercâmbio. Ele pode começar por algum estudante de maneira espontânea ou por você, que se apresenta como leitora. Analise como as imagens contribuem para a produção de sentido e complementam o significado esboçado pelo texto. Outra intervenção pode ser a releitura, que serve a diferentes propósitos, como buscar pistas quando surgem interpretações divergentes ou criar relações entre texto e imagem.
Avaliação
Analise se as crianças escutam a história com atenção, comentam assuntos ligados a ela, relacionam as ilustrações ao texto e se manifestam preferências por trechos ou episódios específicos na própria aula ou, posteriormente, numa roda de conversa, por exemplo.
FONTE: REVISTA NOVA ESCOLA
Consultora Giovana Cristina Zen
mestre em Educação e Contemporaneidade, Supervisora pedagógica do Colégio São Paulo e coordenadora do Centro de Estudos da Lua Nova, ambos em Salvador, e formadora de coordenadores do Projeto Chapada, do Instituto Chapada de Educação e Pesquisa.
Comente
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário