segunda-feira, 26 de novembro de 2007

Programa de Formação Continuada

Recebi esta dica da amiga Cybele, Minas Gerais. Vale a pena!


A Secretaria de Educação a Distância do Ministério da Educação apresenta o Programa de Formação Continuada em Mídias na Educação, uma iniciativa que vem atender a uma nova demanda por formação continuada voltada ao melhor uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs), em um sentido mais amplo e articulado, que fundamente uma constante avaliação crítica da aplicabilidade das diferentes mídias, além de permitir o desenvolvimento, de forma integrada, das habilidades e competências necessárias inclusive à atuação em processos de gestão em tecnologia educacional.Assim, o Programa de Formação Continuada em Mídias na Educação é uma proposta que se caracteriza pela integração das diferentes mídias ao processo de Ensino e Aprendizagem e tem como objetivo principal contribuir para a formação continuada de profissionais em Educação, em especial professores da Educação Básica, incluindo aqueles de Educação de Jovens e Adultos, de Educação Especial e de Educação Profissional, para o uso dos recursos tecnológicos no cotidiano da escola, de forma articulada à proposta pedagógica e a uma concepção interacionista de aprendizagem.


Objetivos

Identificar aspectos teóricos e práticos no contexto das diferentes mídias e no uso integrado das linguagens de comunicação: sonoras, visuais, impressas, audiovisuais, informáticas, telemáticas etc, destacando as mais adequadas aos processos de ensino e aprendizagem. Explorar o potencial dos Programas da SEED/MEC (TV Escola, Proinfo, Rádio Escola, Rived) e os desenvolvidos por IES ou Secretarias Estaduais e Municipais de Educação, no Projeto Político Pedagógico da escola, sua gestão no cotidiano escolar e sua disponibilidade à comunidade. Elaborar propostas concretas para utilização dos acervos tecnológicos disponibilizados à escola no desenvolvimento de atividades curriculares nas diferentes áreas do conhecimento. Desenvolver estratégias de utilização autoral das mídias disponíveis e de formação do leitor crítico. Elaborar projeto de uso integrado das mídias disponíveis.

Para conhecer um pouco mais do Programa, assista ao vídeo de apresentação com o Secretário Carlos Eduardo Bielschowsky
http://www.webeduc.mec.gov.br/midiaseducacao/modulo1/index.php





O curso é gratuito e neste endereço
http://www.webeduc.mec.gov.br/midiaseducacao/index.phpvocê você encontra todos os módulos para baixá-los.

sexta-feira, 23 de novembro de 2007

REUNIÃO DE PAIS E MESTRES


A mesmice das reuniões de pais e mestres.Não houve engano algum quanto ao título. Foi mesmice mesmo que eu quis dizer, como poderia ter qualificado como “chatérrima” ou mesmo “entediante”. O adjetivo é apenas um alerta para chamar a atenção do quanto temos que mudar a maneira de fazer as famosas “reuniões de pais e mestres”.O que precisa existir como válvula propulsora da reunião de pais e mestres é o interesse dos pais em participar ativamente da vida escolar do seu filho independente dele estar com problemas de aprendizagem ou de comportamento. Temos que propiciar uma caminhada lado a lado efetivando uma cumplicidade entre pais, alunos e professores.O pai tem que ter espaço para se manifestar. Ele tem que ser ouvido, pois sua dúvida pode ser a dúvida de muitos outros pais e é nesta ocasião que deve ser compartilhada. Ouvir o pai, além de ser muito importante gera uma motivação maior, pois ele se sente participante resultando na troca de idéias e esclarecimentos.A escola precisa disponibilizar informações que oriente e possibilite o envolvimento dos pais estabelecendo uma relação construtiva com a escola. A mudança deve começar pela disposição física da sala onde a reunião de pais e mestres será realizada. Assim como nas salas de aula, as carteiras devem ficar dispostas em círculo ou semicírculo, onde todos possam ver uns aos outros. Esta prática irá favorecer um entrosamento maior entre os pais, e dos pais com o professor principalmente, se ao iniciar a reunião estes forem estimulados a falar, cada um o seu nome acrescido de alguma característica sua, quando aluno. Esta apresentação fará com que todos se conheçam propiciando um ambiente descontraído. Em seguida o professor poderá iniciar a reunião tocando nos pontos principais, mas sempre priorizando a participação atuante dos pais. A reunião deve seguir como um delicioso bate-papo podendo, a qualquer momento, haver manifestações tanto de discordância quanto de dúvidas ou sugestões.A motivação dos pais também tem que ser trabalhada constantemente e o professor para isto deverá conhecer muito bem a comunidade que atua escolhendo quais os assuntos que chamam mais a atenção das famílias. É justamente aí que a convivência entra como facilitador deste conhecimento.Deverá a escola abrir as portas aos pais conferindo valor e respeito à diversidade. Sabe-se de uma maneira geral que o ser humano adora compartilhar os episódios que fizeram parte da sua história. Pode-se tirar proveito da diversidade tomando conhecimento das curiosidades trazidas pelos pais: dos lugares onde moraram, das diferenças no linguajar, nos costumes, na culinária e das histórias típicas de cada região. Todas estas contribuições são de uma riqueza imensa e completamente motivadoras para os pais e conseqüentemente para os filhos.
Então professores, vamos trazer os pais para dentro da escola e consolidar esta união de forças, que com certeza, quem sairá ganhando será principalmente o aluno.Vamos fazer de nossas reuniões de pais e mestres, reuniões onde a empolgação, a cooperação, a participação estejam sempre presentes nos professores, nos pais e nos alunos.

DINÂMICAS

Uma dica é realizar dinâmicas em parceria com as disciplinas escolares, sendo esta uma ótima oportunidade para mostrar-lhes como o trabalho é realizado, inclusive, junto a seus filhos.Sugiro que inicie pela disciplina “Artes”, assim eles terão a oportunidade de se soltar e se sentir mais à vontade para desempenhar as demais atividades.

Artes
Distribua duas folhas de papel sulfite e dois gizes de cera para cada pai e mãe não importando a cor. É aconselhável que se fixe a folha na carteira com fita crepe para que esta não saia do lugar. Em seguida peça para que segurem o giz, um em cada mão, e que se mantenham com os olhos fechados. Eles deverão fazer movimentos circulares, com as duas mãos ao mesmo tempo, no ritmo da música.O Professor deverá preparar um pouporri intercalando músicas com ritmo agitado e lento. Enquanto os pais estiverem desenhando ao som da música, conduza-os para que se soltem, para que entrem o ritmo da música enfim, para que viagem na atividade.
O objetivo desta dinâmica é justamente proporcionar o se sentir à vontade e feliz no ambiente escolar. Este sentimento abre as portas para uma parceria de sucesso.

Matemática

Tangran
Há quem diga que os Tangrans são os mais antigos puzzles conhecidos.O Tangran pratica-se desde há muitos séculos na China.É constituído por 7 peças ( um quadrado, um paralelogramo e 5 triângulos ).Com estas 7 peças podem construir-se uma infinidade de formas diferentes.Esta dinâmica deve ser feita em grupo para que se possa analisar, ao final, que cada um contribuindo um pouco, se chega ao resultado esperado.
O objetivo desta dinâmica é mostrar que apesar das diferenças (a diversidade das peças), quando trabalham em harmonia, integração, cooperação, o resultado é sempre promissor (há uma enormidade de figuras feitas com as mesmas peças).

Português

Relembrando provérbios.Peça para que os pais se organizem em círculo. Cada um deverá dizer um provérbio inteiro e inédito. O pai que repetir sairá do círculo. Se ficar pensando por mais de um minuto sairá do círculo. O campeão dos provérbios será o que permanecer até o fim.Após o término o pai vencedor deverá ressaltar o provérbio que melhor pode ser aplicado na parceria pais, escola e aluno. Outros pais poderão se manifestar ressaltando outros provérbios.
O objetivo desta dinâmica é fazer com que reflitam sobre a aplicação dos mesmos.

Geografia

Faça uma viagem ilusória com os pais. Escolha um local para visitar. Peça para que fechem os olhos e os conduza, através da imaginação, até o destino combinado. É interessante que seja um local conhecido por todos. Pode ser até a rua em frente a escola.Inicie pelo levantar da carteira, o sair da sala de reunião, sair da escola, e então faça-os “voar” através das palavras até chegar ao destino pretendido. Depois volte, fazendo o percurso inverso, terminando o exercício com os pais entrando novamente na escola, passando pelos corredores, entrando na sala de aula e finalmente sentando na carteira. Somente após estarem sentados é que poderão abrir os olhos. Ao final a professora deve perguntar quem teve a sensação de realmente ter saído da escola e ter visualizado o local descrito.
O objetivo desta dinâmica é justamente trabalhar o entrosamento, a disponibilidade, a boa vontade para atingir um mesmo objetivo. Todos demonstraram boa vontade e seguiram as regras até o término da dinâmica. Cada um contribuiu para que a dinâmica tivesse um bom resultado.Estes são os requisitos fundamentais para que exista a parceria entre a família e a escola, pois os dois priorizam o sucesso do aluno, que é o resultado pretendido.

Ciências

Montar um boneco.A cada três grupos deverá sair um boneco, ou seja um grupo vai desenhar a cabeça, o outro grupo o tronco e o outro grupo os membros. Um grupo não pode se comunicar e nem ver o trabalho do outro grupo. A intenção é que o Grupo 1A, o Grupo 2A e o Grupo 3A ao juntarem as partes para montar o boneco, estas apresentem tamanho desproporcional deixando o boneco completamente deformado.Que a cabeça fique desproporcional ao tronco e este aos membros.
O objetivo maior desta dinâmica é justamente trabalhar a maneira diferenciada que as pessoas têm ao enfocarem o mesmo assunto. Também deixa bem claro o que a falta de comunicação e entrosamento propicia, uma vez que eles não puderam se comunicar. Não existe nada mais familiar que o próprio corpo e cada um o representou de tamanhos e maneiras diferentes. Porém, caso os grupos tivessem tido contato uns com os outros, ou seja, trabalhassem em harmonia, em cooperação visando um mesmo interesse, esta desproporção não teria acontecido. Mostra ainda a importância do entrosamento, da união, da comunicação para que exista a parceria entre a escola, o professor e o aluno.
1- Formar grupos com os pais. O número de grupos deverá ser múltiplo de três.
2- Distribuir folhas de sulfite, lápis preto, borracha, lápis de cor e tesoura para cada grupo.
3- Cada grupo sorteará o comando que poderá ser ou “cabeça” ou “tronco” ou “membros”.
Obs. Se houverem muitos grupos, para que não haja confusão vindo a prejudicar o resultado da dinâmica, é aconselhável que ao se sortear os três primeiros comandos, sendo que um é a cabeça, o outro o tronco e o outro os membros, se designe chamar grupo A, em seguida se fará o sorteio dos próximos três grupos nomeando-os de grupo B e assim por diante. Quando se iniciar a montagem do boneco, chama-se os três representantes dos grupos A e montam o boneco, em seguida os representantes dos grupos B e assim por diante.Somente após a montagem de todos os bonecos é que se inicia a análise enfocando o acima exposto.

Ética

Jogo das bexigas
Distribua entre os pais uma bexiga para cada um. Cada qual deverá encher a sua bexiga. Em seguida pedir para que todos fiquem de pé e que formem um grande círculo. Cada um deverá manter-se em movimento, andando pelo espaço feito pelo círculo não devendo se afastar do grupo. Deverá manter sua bexiga no ar dando tapinhas. Não poderá deixá-la cair no chão. Caso isso aconteça, deverá pegá-la e colocá-la novamente no ar. O Professor já deve deixar combinado antes do jogo começar que irá tocar nas costas dos participantes e que esse ao ser tocado, deverá se afastar do grupo deixando a bexiga.Com isso, ficarão cada vez mais bexigas e cada vez menos participantes, e os que continuarem no jogo, deverão se esforçar ao máximo para manter todas as bexigas no ar. Vai chegar um determinado momento que isso não será mais possível por mais que os participantes que restaram, se esforcem.
Objetivo da dinâmica: A importância do dividir tarefas. Se cada um fizer a sua parte, ninguém fica sobrecarregado. Mostrar a importância da participação dos pais no processo ensino-aprendizagem do seu filho.

Referências
http://paixaodeeducar.blig.ig.com.br/ http://www.chabad.org.br/biblioteca/artigos/reuniao/home.html http://www.morcegolivre.vet.br/tangram.html

terça-feira, 6 de novembro de 2007

É NATAL

Recebi estas dicas de Cybele Meyer,formada em Direito, Artes Plásticas e Pós- graduada em Psicopedagogia e Docência do Ensino Superior. Hoje, escreve sobre Educação no jornal "Mais Expressão", "Jornal Zen", "Gente e etc..." e "Destaque", da cidade de Indaiatuba.
Também ministra Palestras e Oficinas para professores, coordenadores, orientadores, diretores e pais, juntamente com sua irmã Lúcia Meyer através da Meyer&Meyer& - Construindo a Educação.
Espero que gostem das dicas!!!



O enfoque é para o Natal...

Áreas: Língua Portuguesa, Artes e Músicas

Objetivos:

• Compreender a importância do verdadeiro sentido do Natal - O nascimento de Jesus para a humanidade - através da participação de atividades alegres e espontâneas, enfatizando um ambiente festivo, perceptivo a solidariedade e amor ao próximo.

• Incentivar o aluno a vivenciar o amor e o respeito pelas pessoas, valorizando a convivência familiar e com o próximo.



Sugestão de Atividade 1:

Incentivar os alunos para a construção de um presépio onde eles mesmos façam (em argila, ou recorte e colagem) as figuras típicas — Maria, José e o Menino, a manjedoura, o anjo e a estrela, o boi e o burro, os carneirinhos, os três reis magos.Devem também produzir sua própria figura, isto é, eles serão um dos personagens do presépio, indo visitar o Menino-Deus, levando uma mensagem; agradecendo alguma coisa do ano que passou ou solicitando algo para o ano que virá. Agradecerá por suas aprendizagens e processos, por suas médias, por seus professores e colegas, pelas festas da escola, os campeonatos etc., ou pedirá por sua aprendizagem etc.,etc., mas de forma detalhada, tendo assim oportunidade de rever seu desempenho e suas relações humanas durante o ano que passou, ou de organizar planos para o ano seguinte. O professor, ao ler o trabalho, conhecerá muito mais sobre seu aluno, seu auto-conceito, seus anseios e medos, suas emoções.As composições ficarão numa cestinha, aos pés do presépio, ao alcance de quantos queiram lê-las.



Sugestão de Atividade 2:

Numa 1a aula o professor deve apresentar à classe algumas canções natalinas para audição seguida de comentários e interpretação. Na 2a aula propõe aos alunos que se agrupem aos pares para compor uma canção, letra e melodia. Obtidos os textos o professor deve xerocá-los e distribuir a todos para que na 3a aula os alunos possam acompanhar os colegas, quando dois a dois, eles apresentarem suas canções. A melhor canção, escolhida pela própria turma, poderá receber um prêmio. É interessante montar um livro com todas as canções e se possível gravar 1 CD ou fita cassete com as melodias.


ENFEITE- bota- colagem de retalhos de papel laminado e alinhavo

CARTÕES

ENFEITES OU LEMBRANCINHAS FEITOS EM EVA

Lindo Boneco de Neve para decorar a maçaneta da sala de aula!!!

Aula de artes divertida!!! Use o molde das mãos dos alunos para confeccionar este fofo Papai Noel!

Esse boneco de neve foi feito com pratinhos de papelão.Um dica bem simples e barata para darmos aos nossos alunos no final do ano.Um dica é pintar os pratinhos com tinta branca. Se fizermos com pratinhos de plástico também ficará legal!

Sabe aquelas sacolinhas de papel? Dá para enfeitá-las usando estas dicas: Forre as sacolas com papel fantasia nas cores indicadas na foto. Depois é só colocar os detalhes. Outra dica é pintar a sacola de vermelho e depois ir colando os detalhes de papel ou EVA. O babadinho da sacola feminina pode ser feito com papel crepom



Usar EVA, cola glitter alto relevo para dar um efeito mais leve e colocar fitinhas vermelhas para que as peças possam ser penduradas.

Estas estrelas ficam lindas na Árvore de Natal ou mesmo penduradas na porta.É bem simples de fazer. Pode-se utilizar EVA ou até camurça.

Essa garrafa pet de 500 ml se transformou em um lindo porta doces. Na parte de trás, há um corte para colocar doces, balas, etc.Uma dica: Antes de pintar, é necessário passar em toda a garrafa a BASE PARA ARTESANATO, encontrada em casas especializadas. Somente depois de seca é que se pode aplicar a tinta. Usar guache se a tinta foi manuseada pela criança.
As estrelas de papel também podem ser penduradas por toda a classe. O bater do vento as fazendo girar dá um visual bem alegre.

NATAL

Cada criança pode fazer uma estrela para decorar o quadro. Fica uma graça! São atividades que eles adoram! É uma ótima oportunidade para que façam em grupo dividindo o material e trocando idéias.