terça-feira, 6 de novembro de 2007

É NATAL

Recebi estas dicas de Cybele Meyer,formada em Direito, Artes Plásticas e Pós- graduada em Psicopedagogia e Docência do Ensino Superior. Hoje, escreve sobre Educação no jornal "Mais Expressão", "Jornal Zen", "Gente e etc..." e "Destaque", da cidade de Indaiatuba.
Também ministra Palestras e Oficinas para professores, coordenadores, orientadores, diretores e pais, juntamente com sua irmã Lúcia Meyer através da Meyer&Meyer& - Construindo a Educação.
Espero que gostem das dicas!!!



O enfoque é para o Natal...

Áreas: Língua Portuguesa, Artes e Músicas

Objetivos:

• Compreender a importância do verdadeiro sentido do Natal - O nascimento de Jesus para a humanidade - através da participação de atividades alegres e espontâneas, enfatizando um ambiente festivo, perceptivo a solidariedade e amor ao próximo.

• Incentivar o aluno a vivenciar o amor e o respeito pelas pessoas, valorizando a convivência familiar e com o próximo.



Sugestão de Atividade 1:

Incentivar os alunos para a construção de um presépio onde eles mesmos façam (em argila, ou recorte e colagem) as figuras típicas — Maria, José e o Menino, a manjedoura, o anjo e a estrela, o boi e o burro, os carneirinhos, os três reis magos.Devem também produzir sua própria figura, isto é, eles serão um dos personagens do presépio, indo visitar o Menino-Deus, levando uma mensagem; agradecendo alguma coisa do ano que passou ou solicitando algo para o ano que virá. Agradecerá por suas aprendizagens e processos, por suas médias, por seus professores e colegas, pelas festas da escola, os campeonatos etc., ou pedirá por sua aprendizagem etc.,etc., mas de forma detalhada, tendo assim oportunidade de rever seu desempenho e suas relações humanas durante o ano que passou, ou de organizar planos para o ano seguinte. O professor, ao ler o trabalho, conhecerá muito mais sobre seu aluno, seu auto-conceito, seus anseios e medos, suas emoções.As composições ficarão numa cestinha, aos pés do presépio, ao alcance de quantos queiram lê-las.



Sugestão de Atividade 2:

Numa 1a aula o professor deve apresentar à classe algumas canções natalinas para audição seguida de comentários e interpretação. Na 2a aula propõe aos alunos que se agrupem aos pares para compor uma canção, letra e melodia. Obtidos os textos o professor deve xerocá-los e distribuir a todos para que na 3a aula os alunos possam acompanhar os colegas, quando dois a dois, eles apresentarem suas canções. A melhor canção, escolhida pela própria turma, poderá receber um prêmio. É interessante montar um livro com todas as canções e se possível gravar 1 CD ou fita cassete com as melodias.

2 comentários:

Anônimo disse...

oi prima tomara que a Letícia pegue uma professora que nem vc , prendada para trazer para casa coisas lindas, adorei aquelas lembranças de Natal, principalmente o porta retrato de papai noel e o de colocar na porta de casa , adoro essas coisa, bjs
Cristina

Anônimo disse...

ACHEI UMA GRACA O E-MAIL, CRIATIVO.
ADOREI
BJS, BJS

Célia