domingo, 2 de março de 2008

PROJETO INTERDISCIPLINAR
TEMA: A FAMILIA NO AMBIENTE ESCOLAR:



CONTRIBUIÇÕES À APRENDIZAGEM DA CRIANÇA.



SUBTEMAS:Família Escola Criança



JUSTIFICATIVA:

O envolvimento e a participação da família no ambiente escolar nos dias atuais, é considerado um componente importante para o desempenho ideal das instituições de ensino, e para a segurança da criança em sua vida escolar.O ambiente escolar tem sem dúvida, uma função importantíssima, a educadora. Por isso se faz necessário que a família procure acompanhar o desenvolvimento da criança em todo o seu processo de aprendizagem, tanto no lar quanto na sua atividade na escola.



OBJETIVO GERAL:

Desenvolver um trabalho coletivo no ambiente escolar incluindo a família no processo ensino-aprendizagem, como parceiros e colaboradores, estimulando o crescimento do aluno, resgatando o fortalecimento da auto-estima.



OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

Valorizar dentro do ambiente escolar e familiar a importância do diálogo;
Promover a integração entre família e escola, estimulando o rendimento e o comportamento escolar;
Ressaltar a importância da afetividade na escola e na família;
Trabalhar o lógico-matemático, lingüística e produção de textos coletivos;
Orientar os alunos sobre os direitos e deveres de cada um (normas da escola);
Adotar atitudes de solidariedade, companheirismo, respeito e cooperação;
Aprender a resolver conflitos por meio do diálogo, ouvir e respeitar os outros.



DESENVOLVIMENTO:

Conversação;

Filmes;

Cantigas de roda Histórias;

Músicas;
Contos;
Passeio na casa dos alunos;

Promover jogos;
Piquenique;

Conversação sobre a família;

Origem do nome;

Álbum do nome;

Pesquisa da família montando a árvore geanológica;

Trazer fotografias da família;

Mural com palavras mágicas que ajudam na boa convivência;

Ajudante do dia;
Corpo humano;

Cuidado com as coisas alheias.

Metodologia:
Adaptar filmes sobre a família;

Trabalhar histórias em quadrinhos, literárias, músicas, fantoches, teatro e conto partindo do tema;

Discutir o desempenho de cada membro da família, as diferenças e semelhanças;

Fazer mural da família (com fotos ou recortes), mostrando as diversas estruturas familiares, ressaltando a importância do amor, respeito, solidariedade, perdão...;

Trabalhar a auto-estima e a responsabilidade de cada aluno, partindo do ajudante do dia;

Trabalhar com os conteúdos sobre higiene e fazer com que eles se reflitam também em casa.



CONTEÚDOS:

Linguagem oral e escrita:

textos coletivos, utilização da escrita, recorte de palavras relacionadas com o tema, leitura de textos complementares.



Lógico-matemático:

contagem de letras, gravuras e situações-problemas.



História e Geografia:

árvore geanológica, comparar fotos passadas e atuais da criança/escola e criança/ família, localização da escola em relação da residência de cada aluno.



Ciências; higiene e corpo humano.



Ensino Religioso:

confecção de cartazes, ressaltar a importância do trabalho em grupo e o respeito ao próximo.



ATIVIDADES:

Releitura de filme sobre a família;

Utilizar recortes e desenhos livres, partindo de história em quadrinhos e leituras;

Trabalhar os diversos tipos de moradias, através de histórias infantis (Os três porquinhos) e visitas (casa dos alunos) ou de recortes de revistas;

Pedir para os alunos que pesquisem com seus pais e avós sobre a sua origem;

Recorte de revistas ou fotos da família para montar um mural sobre o tema;

Partindo do tema higiene, pedir para que as crianças tragam de casa, rótulos de produtos de higiene para colar num painel de onde se fará outras atividades: (com que letra começa..., quantidade de letras etc);

Trabalhar vários textos coletivos a partir do tema do dia.



AVALIAÇÃO:

Será feita através de registros, de acordo com a participação, interesse e desenvolvimento de cada aluno, individual e coletivamente.



Projeto Chapeuzinho Vermelho
(Alfabetização)



JUSTIFICATIVA

O trabalho com contos clássicos torna a aula mais atrativa, dinâmica e mais próxima da realidade dos alunos. Valoriza a língua como veículo de comunicação e expressão das pessoas e dos povos, abrangendo o desenvolvimento da linguagem, da leitura e da escrita.



OBJETIVOS:

Recuperar as histórias da primeira infância;
Preparar a criança para a aprendizagem da leitura e da escrita, de maneira lúdica e criativa; Trabalhar com a narração, com o corpo e a gesticulação, entonação e preparação do espaço a ser utilizado pelas crianças, ampliando os vários sentidos da narrativa;

Garantir ainda uma relação mais afetiva entre professores e alunos e facilitar uma melhor integração no ambiente escolar;

Refletir sobre os princípios éticos, morais e culturais apresentados no vídeo, interligando-os com a realidade atual, desenvolvendo a habilidade da argumentação;

Produzir textos diversos coletivamente (narrativos, descritivos, bilhete, receitas, anúncios,);

Explorar a linguagem oral e escrita.



MATERIAL

CD da história Chapeuzinho Vermelho Vídeo: Deu a Louca na Chapeuzinho;

Televisão e DVD;

Diversos (sulfite, lápis de cor, giz de cera, cartolina,...).



DESENVOLVIMENTO

1) Apresentação do livro: capa, material, título, editora, ilustrações.

2) Ler a história toda e mostrar as figuras;

3) Ouvir o CD;

4) Interpretação oral: os alunos contam a história, identifica os personagens, o tempo, o espaço que acontece a história (Onde? Quando?);

5)Contar diferentes obras de diversos autores fazendo a comparação.( Ler também a versão de Pedro Bandeira);

6) Assistir o filme - Deu a Louca na Chapeuzinho fazer a comparação com a história;

7) Dramatização e teatro com dedoches;

8) Atividades orais e/ou escritas tais como:Escrita de palavras com letras móvelCaça-personagens Cruzadinha ReceitaSeqüência com tarjas (música) Reescrita coletiva do texto Você já desobedeceu a sua mãe alguma vez? Se você nunca desobedeceu, conte alguma história de alguém que já tenha desobedecido. Escreva um bilhete para a mãe de Chapeuzinho avisando que a vovó não estava muito bem de saúde. (DIRIGIDA)

9) Confecção de um livrinho.

TEMAS TRANSVERSAIS
Ética: Diálogo, respeito mútuo, responsabilidade, cooperação, organização, solidariedade. Trabalho coletivo, compartilhar descobertas.
Pluralidade Cultural: Educação – Diferentes formas de transmissão de conhecimento: práticas educativas e educadores nas diferentes culturas;
Cidadania: Direitos e deveres individuais e coletivos. Literatura e tradição: línguas, dialetos, variantes e variação lingüística.



HISTÓRIA – GEOGRAFIA – CIÊNCIAS ATIVIDADES: (DIRIGIDAS, ILUSTRADAS E/OU ORALMENTE/ ESCRITA).
TEMA: FAMÍLIA, CASA, ANIMAIS, ALIMENTOS, ZONA RURAL E URBANA,...

SUGESTÕES:
1) Diga sim ou não nas características do lobo: feroz, mamífero, carnívoro, doméstico, quadrúpede, manso, herbívoro, corpo coberto de pêlos, selvagem, bípede.

2) O lobo é um animal quadrúpede, mamífero e tem o corpo coberto de pêlos. Escreva o nome de mais cinco animais que têm as mesmas características.

3) Qual é o tipo de alimentação dos lobos?

4) De onde vem a água que os animais bebem?

5) Escreva nomes de plantas que servem de alimentação para o homem.

6) Entre os doces que Chapeuzinho levou para a vovó tinha um bolo de milho. O milho é matéria-prima que serve de alimento para o homem e animais. Ele pode ser transformado em vários produtos industrializados. Diga o nome de alguns.

7) Diga o nome de alguns produtos industrializados para cada matéria-prima. Leite, carne, tomate, couro, cana-de-açúcar

8) Quais os cuidados que devemos ter com os animais?

9) Você tem cachorro em casa? Quais os cuidados que você deve ter com ele?

10) Como deve ser o local onde os animais vivem?

11) Em que zona do município acontece a história do Chapeuzinho Vermelho?

12) Em qual zona você mora?

13) Qual zona do município é melhor morar?

14) Quais os alimentos que utilizamos que vem do campo?

15) Chapeuzinho Vermelho usou algum meio de transporte para visitar sua avó?

16) Quando você vai visitar sua avó, qual o meio de transporte que você usa?

17) Você obedece a sua avó? Como você trata seus avós?

18) Desenhe os meios de transporte que você conhece: Terrestre Aquático Aéreo

19) Em qual estação do ano você acha que aconteceu a história? Por quê?

20) Você sabe quais são as estações do ano? (Desenhe-as).

21) Vamos recordar onde moramos: Planeta, Continente, país, região, estado, capital, município.



MATEMÁTICA (DIRIGIDA)

1) A mãe de Chapeuzinho fez um bolo de milho para vovó. Ela usou 5 espigas de milho e outros ingredientes. Se ela fizesse dois bolos, quanta espiga usaria? (Desenhar as espigas de milho).

2) Chapeuzinho levou também brigadeiro. Para fazer brigadeiro precisa de uma lata de leite condensado. O preço da lata é R$ 2,00. Se ela fizesse o dobro de brigadeiro, quanto gastaria? (Representar o dinheiro através de cédulas ou moedas).

3) Se eu trouxesse 25 brigadeiros para distribuir entre os alunos, quantos brigadeiros cada aluno iria receber? (Desenhar o número de alunos e os doces. Depois ligar um ao outro).



AVALIAÇÃO: Os alunos serão avaliados no desempenho das habilidades e competências utilizadas nas atividades escritas e orais.



SUGESTÃO PARA O LIVRINHO DA CHAPEUZINHO VERMELHO

As páginas do livrinho são coladas no avental da Chapeuzinho:















Obs: O Projeto também pode ser trabalhado nas demais séries, adaptando as atividades para o nível.

3 comentários:

Michele disse...

Adorei esse projeto, você é uma pessoa muito criativa, parabéns!!!

Adilzete disse...

Gostei muito desse projeto vc. é muito criativa.
Gostaria de ler as falas que estão no avental
Parabéns....

Anônimo disse...

Ad0rei seu projeto.Achei mto interessante a sugestão do avental.Vc é mto criativa.Parabéns!