segunda-feira, 3 de setembro de 2007

Folclore




O Brasil possui um riquíssimo patrimônio no campo da cultura popular, singular pela sua pluralidade.


Esses bens culturais de natureza imaterial sobrevivem graças à força e a resistência dos grupos sociais que lutam para preservar a sua identidade cultural, através da prática de costumes e cultos de suas crenças e valores.


O Projeto Folclore desenvolvido com os alunos da Aceleração I e II, muito atento a esses fatores, fundamentou-se na pesquisa, registro e promoção da cultura popular, nos campos das idéias, das crenças, costumes, artes, linguagem, moral, direito, reconhecendo e promovendo as formas legítimas de sentir, pensar e agir do nosso povo.


A semana do Folclore foi riquíssima e despertou o interesse dos alunos quanto às influências que recebemos em nossos costumes, além do reconhecimento do valor de cada povo que forma a nossa nação.


Vale ressaltar que, durante a semana do Folclore, tivemos a presença da estagiária Rose. Ela deu sua valiosa contribuição trazendo para a turma conhecimentos sobre outra região do Brasil (Sul). Os alunos puderam aprender sobre as danças, vestimentas e sobre CHIMARRÃO!!! Muito obrigada, Rose, por seu carinho e dedicação. Esperamos que você tenha muito sucesso em sua profissão!

Nenhum comentário: